Desafios do Ensino a Distância no século XXI: saiba mais.

Texto padrão

Professores, alunos e Instituições de Ensino terão de mudar seus modelos pedagógicos.

Ensino a Distância (EaD) é uma realidade no Brasil, a questão é como aperfeiçoar as ferramentas aplicá-las. Na web é possível criar canais para que os detentores do conhecimento possam exibir, veicular e receber algo em troca de quem se interessa. Cursos inteiros já estão disponíveis na web, e eles não substituem a sala de aula, apenas complementam, aumentam o repertório de material para o aluno ter condições de ir atrás do que quer aprender. Dessa maneira caminhamos para um cenário de universalização do conhecimento, visto que todo ele pode estar na rede, passível de ser encontrado de qualquer lugar. Nós da Jardim Digital temos o orgulho de participar desse processo de transição no ensino, que universaliza, facilita, viabiliza, o acesso ao conhecimento. Temos tecnologia para construir ferramentas que podem servir para EaD (o hipervídeo) em parceria com profissionais da educação para disseminar conteúdos relevantes à sociedade. Também é possível criar material para empresas apresentarem o funcionamento delas mesmas aos seus funcionários. Enfim, existem múltiplas utilidades da ferramenta, contamos com parcerias inovadoras para expandir e cocriar.

A seguir ouça uma ótima entrevista com um especialista do assunto:

Fonte: http://radios.ebc.com.br/

Quais os desafios nos cursos de educação à distância? Quem discute o assunto é o pró-reitor acadêmico e Diretor da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), Carlos Longo.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, ele explica que a educação a distância hoje é praticada por instituições de maior prestígio no mundo e no Brasil. “O que prova que estamos indo para um caminho com nova forma de ensino aprendizado mais universal, mais apropriado pros tempos de hoje e que sem dúvida nenhuma vai estar no futuro de todos nós”, diz.

Carlos Longo considera impossível formar jovens e adultos sem o uso da educação a distância. Na avaliação do pró-reitor, as Instituições de Ensino terão que compartilhar conteúdos e se adaptar as novas tecnologias de informação e aos recursos educacionais abertos. Ressalta ainda que os professores terão que se transformar em facilitadores e coaches de aprendizado. E ao estudantes, Carlos Longo acredita que terão que aprender de forma colaborativa, desenvolver pensamento crítico, pesquisar, estudar para adquirir conhecimento necessários para evoluir e desenvolver competências essenciais para os desafios do século XXI.

Confira a entrevista na íntegra no link abaixo:

Clique aqui para ouvir a entrevista

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.


Cilque abaixo, fale conosco!

imagem